quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA - A DUPLA IMBATÍVEL PARA A PERDA DE PESO!


Poucas pessoas buscam uma atividade física, em um primeiro momento, porque adoram de verdade fazer exercício físico. A maioria procura mexer o corpo porque tem consciência que a prática de atividade física é saudável, e muitas pessoas procuram uma atividade física para perder peso.

Diante de uma variedade incrível de esportes oferecidos, existem as pessoas que preferem a academia seja com a musculação ou as aulas de ginástica, spinning, esteira, outros preferem pedalar até o trabalho, jogar bola nos fins de semana, aulas de dança, circo, lutas...enfim, existem várias modalidades para escolher. O fato é que cada pessoa deve encontrar uma modalidade que realmente gosta para se dedicar. Depois que isso acontece, o exercício vira facilmente um hábito. Durante a prática de exercícios físicos, o nosso organismo libera serotonina, a famosa substância do bem estar. Várias são as funções da serotonina no nosso organismo, incluindo a regulação do sono, do apetite e a formação de alguns hormônios. Se temos serotonina em quantidade suficiente, ficamos bem. Caso exista uma baixa desta substância, estamos mais propensos a irritabilidade, nervosismo e insônia. Indivíduos deprimidos normalmente têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central e vários medicamentos são administrados com função de regular a sua concentração.

Mas o que tudo isso tem a ver com a perda de peso? Duas coisas devem ser analisadas. A primeira é fisiológica, ou seja, está relacionada com o mecanismo que envolve a concentração da serotonina e a regulação do apetite. Baixos níveis de serotonina, particularmente numa estrutura cerebral chamada hipotálamo, desregulam a sua atividade e  desencadeiam uma sensação de necessidade de alimentos - particularmente de doces - além do mal-estar emocional. Assim como outros doces, o chocolate parece aumentar o nível de serotonina no hipotálamo, levando ao desaparecimento ou à atenuação da necessidade de comer açúcar e do mal-estar. Além do chocolate, citado como exemplo, alguns outros alimentos também têm a capacidade de aumentar a concentração da substância no cérebro, em especial alimentos protéicos, como a carne vermelha por exemplo.

Mas, o segundo ponto a ser analisado é o que mais interessa para este post...é o fato da liberação da serotonina nos deixar bem e relacionarmos a prática de exercício físico com esta sensação boa. E assim, sempre queremos mais e mais exercícios...para nos sentirmos cada vez mais e mais contentes. Este mecanismo explica um pouco quando vemos pessoas suadas, cansadas e com um sorriso enorme no rosto! Temos que gostar de praticar a atividade física que escolhemos para poder praticar mais e mais....a freqüência e a disciplina são pontos fundamentais quando se pratica atividade física com o intuito da perda de peso, em especial. É necessário manter uma freqüência na atividade, o organismo não entende o ritmo de pessoas que fazem 2 dias de exercício intenso e depois ficam 5 dias paradas; depois fazem mais 4 dias e param 3. O descanso deve existir, mas a prática da atividade física deve ser freqüente.

Escolhida a modalidade e apaixonando-se por ela, chega a hora de trabalhar com a alimentação. Para que o processo de perda de peso tenha sucesso, é preciso avaliar como é a história de vida da pessoa com a prática de atividades físicas. Desde criança pratica? O metabolismo da pessoa está de uma certa forma acostumado, ela já tem um preparo físico e uma memória do exercício que esta pessoa carrega consigo ao longo de anos. Nunca praticou e agora está querendo começar? Provavelmente o organismo dê uma resposta mais rápida e a perda de peso aconteça com mais facilidade. É muito comum que as pessoas se comparem tendo histórias diferentes, por isso cuidado...sua amiga não é igual a você! Ela pode pesar menos ou mais, ter uma altura diferente da sua, ter uma composição genética completamente diferente do que a sua família tem...enfim, são pessoas diferentes e por isso tratamentos e respostas diferentes. Por este motivo uma estratégia pode funcionar com a sua amiga, mas não com você. Não existe receita mágica, cada organismo trabalha de uma forma.

A alimentação deve ser equilibrada e contendo todos os grupos alimentares presentes na Pirâmide Alimentar. A estratégia do consumo dos alimentos, suas combinações e horários devem promover a utilização de gorduras como combustível para a atividade física. Não podem faltar vitaminas e sais minerais, pois são eles que equilibram as reações químicas do nosso organismo. Além disso, a prática de atividade física aumenta a quantidade de radicais livres e as vitaminas e sais minerais são ótimos antioxidantes, que anulam a ação destes compostos, protegendo as nossas células de males que vão desde o envelhecimento precoce até o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer. Sendo assim, abuse das frutas e das hortaliças durante o dia. Quanto mais variado e colorido for o seu prato, com certeza você estará garantindo uma maior quantidade de vitaminas e sais minerais diariamente.

Quem quer perder peso fazendo atividade física não pode deixar faltar carboidratos na sua rotina alimentar. São eles que garantem a energia extra que a atividade física pede ao organismo. É também dos carboidratos que vem a energia para o músculo conseguir realizar todas as contrações solicitadas durante a atividade física. Desta forma, a atividade física é feita de maneira intensa e utilizando a via metabólica que otimiza a perda de peso – a da queima de gorduras. Se o indivíduo não se alimenta direito e não tem o aporte de carboidratos necessário, o organismo entende a prática da atividade física como um estresse maléfico e acaba fazendo uma reserva de gordura para atender a este estresse. Parece contraditório, mas é muito visível em estudos que pessoas que consomem carboidratos perdem mais peso do que aquelas que apresentam uma dieta muito restrita neste nutriente. O grande detalhe neste caso é a quantidade de carboidrato consumida e a qualidade deste nutriente. O lanche pré-treino não pode conter altas quantidades de gordura e deve ter a dose ideal de carboidrato que aquele indivíduo necessita para queimar na atividade física, se for ingerido a mais o carboidrato vira gordura de reserva. Preste atenção como anda o seu rendimento – na atividade física e no resto da vida como um todo: trabalho, lazer, estudos – esse pode ser um bom termômetro seu para avaliar o seu consumo de carboidratos. Se você anda muito cansado, pode rever a quantidade de carboidratos na sua dieta.

As gorduras não são recomendadas para pessoas que estão buscando perder peso, pois elas são nutrientes muito calóricos: 1 gr de gordura fornece 9 calorias, enquanto que 1 gr de carboidrato ou proteína fornece apenas 4. Além disso, as gorduras podem atrapalhar no rendimento durante a prática da atividade física, menos gordura no prato significa mais disposição e, com isso, mais tempo de exercício e mais calorias gastas. Não podemos excluir totalmente a gordura da nossa dieta, pois ela faz parte de vários processos biológicos importantes no nosso organismo. O que podemos fazer é escolher alimentos fontes de gordura boa para colocar no nosso prato – nozes, castanhas em geral e azeite de oliva são boas opções. Fique longe de biscoitos recheados e alimentos industrializados, que contém as gorduras do tipo ruim.

A perda de peso depende da quantidade de calorias que você consome e a quantidade que você gasta e por isso a atividade física ajuda tanto na perda de peso. Durante a prática de exercícios, a nossa demanda energética aumenta e neste caso o saldo de calorias fica negativo – gastamos mais do que comemos. Por outro lado, não é recomendado que as pessoas interessadas em perder peso fiquem contando calorias de todos os produtos que consomem. Claro, elas são importantes, mas dietas normocalóricas (aquelas que mantém exatamente a quantidade de calorias que o indivíduo precisa para se manter) podem ser muito eficientes e promover a perda de peso. Isto vai depender da qualidade dos alimentos escolhidos para montar o cardápio da pessoa e da resposta metabólica que ela vai desencadear frente a isso. Um exemplo são as fibras. Farelos normalmente são calóricos – aveia, linhaça, semente de chia – mas por outro lado, contém nutrientes imprescindíveis para quem está buscando perder peso. A ação delas no organismo e os benefícios que temos em consumir algum tipo de fibra compensam a quantidade de calorias que elas tem. O consumo da linhaça, por exemplo, está associado uma melhora da TPM e de cólicas menstruais, motivos que fazem muitas mulheres faltarem a academia. Neste exemplo, podemos ver que é melhor manter o consumo regular destas fibras “calóricas” e garantir a disposição necessária para enfrentar a atividade física os 30 dias do mês, ao invés de faltar os dias que antecedem a menstruação.

Não se esqueçam que milagre não existe! Dietas radicais que prometem perda de peso rápida e sem sacrifício são mentirosas...não coloque a sua saúde em risco em nome da vaidade e da beleza. É possível conquistar um corpo bonito associando alimentação saudável com atividade física, só é preciso um pouco mais de paciência.

Não esqueça que o corpo não responde nada – tanto para o bem quanto para o mal – de uma maneira rápida, sua resposta será a longo prazo. Loucuras hoje poderão comprometer a sua saúde daqui há alguns anos. Pense nisso!!

Até semana que vem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário