sábado, 2 de junho de 2012

PIRÂMIDE ALIMENTAR - O Guia para uma Alimentação Saudável


A Pirâmide Alimentar é um guia utilizado por nutricionistas para ilustrar a alimentação ideal. Existem vários tipos de pirâmide alimentar, todas baseadas no modelo norte americano que surgiu no início dos anos 90.
Este guia surgiu na intenção de orientar a população sobre hábitos alimentares saudáveis. Os alimentos estão agrupados segundo suas características e grupos de nutrientes e como eles são utilizados na alimentação.
A pirâmide é baseada em 3 conceitos principais – variedade, moderação e equilíbrio. Ela não é uma prescrição rígida e sim um guia geral para uma alimentação saudável. É importante aprender a utiliza-la usando bom senso sempre.
Segundo a FAO/OMS, uma alimentação saudável deve conter cerca de 50-60% de carboidratros, 15-20% de proteínas e 25-30% de gorduras (lipídios), além das vitaminas, sais minerais e fibras alimentares. Basicamente, para que estes números sejam atingidos, sugere-se o consumo das seguintes porções alimentares:
- CARBOIDRATOS – 6 a 11 porções por dia

- VEGETAIS – 3 a 5 porções por dia

- FRUTAS – 2 a 4 porções por dia

- LATICÍNIOS – 2 a 3 porções por dia

- CARNES, OVOS E LEGUMINOSAS – 2 a 3 porções por dia

-GORDURAS, ÓLEOS E AÇUCARES – uso esporádico. Isto porque os outros grupos alimentares contém estas substâncias na sua formulação.

Estas orientações são a base para que sejam abordados outros temas, como por exemplo, o consumo de carboidratos integrais, as diferenças entre gorduras boas e ruins, o consumo de água e a prática de atividade física entre outros hábitos que fazem parte de uma dieta balanceada.

Os alimentos são distribuídos proporcionalmente em energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. O formato quer dizer que devemos consumir mais dos alimentos energéticos que estão na base da pirâmide, seguidos dos alimentos reguladores (frutas e verduras), dos construtores que são as proteínas e por último os energéticos extras (açúcares e gorduras) de consumo limitado.

As recomendações de porções devem ser individualizadas e respeitam as diferenças entre as pessoas – sexo, idade e nível de atividade física, por exemplo.

Existem algumas variações da Pirâmide Aimentar como a Prâmide Infantil, Pirâmide Alimentar Brasileira e a Pirâmide do Mediterrâneo por exemplo. As pessoas interessadas em seguir uma alimentação equilibrada e saudável devem buscar orientações personalizadas com um profissional nutricionista. Este tipo de orientação vai respeitar os seus hábitos alimentares e o seu ritmo de vida, bem como as suas preferências e aversões alimentares.

A busca por uma melhor qualidade de vida é constante nos dias de hoje. Com a rotina acelerada é importante adotar hábitos que contribuam para aumentar a saúde no seu dia a dia. Procure um nutricionista! Você não vai se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário