sexta-feira, 29 de junho de 2012

ALIMENTAÇÃO NO INVERNO

 
Com o inicio da estação mais fria do ano muitas dietas estão a perigo. Isto porque o nosso corpo precisa manter a temperatura em 36 graus e, com a temperatura ambiente mais baixa do que isso, normalmente precisamos de mais energia para chegar lá. Para garantir esta energia, o nosso organismo pede alimentos mais calóricos. Sendo assim, fica fácil entender porque a vontade de comer saladas e frutas diminui e aumenta o desejo por massas, chocolate, sopas cremosas, fondues, vinhos e a fins. 

Para quem está de dieta, a boa notícia é que no frio é mais fácil emagrecer. Justamente esta energia despendida pelo nosso organismo para atingir a temperatura de 36 graus é um gasto “extra” de calorias que não acontece em dias quentes, por exemplo. Mais do que nunca, a força de vontade deve prevalecer. No inverno pode se colocar a perder meses de esforço e vários quilos perdidos.
Para aquelas pessoas que não necessariamente estão em um processo de perda de peso, as dicas também são válidas pois o ganho de peso é muito comum nesta época do ano. Com a chegada do verão, as pessoas se deparam com os quilos extras e passam a fazer dietas muito radicais, o que pode colocar a saúde em risco.
Seguem algumas dicas muito valiosas para enfrentar o inverno sem engordar:
  1. Tente se aquecer tomando chás – vale chá de ervas ou frutas, desde que sem açúcar. O chá verde, por exemplo, tem sua eficácia comprovada em processos de perda de peso e pode ser um aliado da dieta no inverno.
  2. Utilize legumes e verduras em sopas – já que a salada fica esquecida, podemos lançar mão desta dica para aumentar o consumo de hortaliças. Só não vale acrescentar outros ingredientes na sopa, como arroz, macarrão, creme de leite. Experimente engrossar o caldo com aveia ou linhaça. Assim você garante uma sopa saudável e com poucas calorias.
Segue abaixo a receita de uma sopa com poucas calorias:

Sopa camponesa


Ingredientes
5 abobrinhas picadas
1 peito de frango cozido e desfiado
½ tablete de caldo de galinha
temperos a gosto


Modo de preparo

Refogar o alho e a cebola em 1 colher de sopa de óleo. Colocar as abobrinhas e cobri-las aproximadamente com 1,5 litros de água. Dissolver o caldo de galinha em mais ½ copo de água e acrescentar a sopa. Quando as abobrinhas estiverem moles, acrescentar o frango desfiado.


  1. Faça pequenos lanches ao longo do dia – este truque faz com que você não abuse na próxima refeição, ou seja, evitando exageros e consequentemente alto consumo calórico. Dê preferência sempre a alimentos naturais pois eles conservam os seus nutrientes originais e garantem maior aporte de fibras, o que contribui para melhorar a qualidade da sua alimentação.
  2. Não deixe de fazer atividade física – a preguiça faz parte do “pacote” de inverno. Fica difícil levantar da cama para ir para a academia de manhã e, ao fim do dia, a vontade é ir correndo para baixo das cobertas. Mesmo assim não se deixe levar! Concentre-se no seu objetivo e encare a malhação, você vai gastar calorias e isso faz com que o seu peso diminua. Além disso, o desenvolvimento da musculatura garante que você continue gastando calorias mesmo após o término da atividade física para a sua reconstrução.
PIPOCA LIBERADA
Você sabia que a pipoca, alimento muito consumido no inverno, é muito nutritiva e saudável! Ela contém carboidratos do bem na parte branca e antioxidantes e fibras na casca. Isto quer dizer que o consumo de pipoca beneficia pode ter efeito sobre os radicais livres, aquelas substâncias que alteram o material genético do nosso organismo podendo causar doenãs como o câncer, por exemplo.
As benesses da pipoca são aproveitadas pelo organismo desde que se respeite o modo de preparo. Devemos cuidar com a quantidade de sal adicionada ao alimento, pois a alta ingestão de sódio não é recomendada para ninguém. Além do sal, outro ingrediente que merece a nossa atenção é o óleo. Cuidar com a quantidade para iniciar o preparo da pipoca é essencial, bem como o tipo de óleo utilizado – busque utilizar óleos vegetais como o de canola, milho e girassol.
Não vale usar a pipoca de microondas, que contém altas quantidades de gordura trans, mesmo na versão light. O consumo recomendado é de 1 xícara e meia por dia. Passando disso, pode se tornar uma ameaça para a dieta.

Não deixe o inverno levar a sua dieta por água abaixo! Cuide-se em toas as estações do ano e tenha uma vida cada vez mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário