sexta-feira, 11 de maio de 2012

SEMENTE DE CHIA


A chia é um grão de origem andina, cultivado desde 2.600aC por maias e astecas que a consumiam para aumentar a sua resistência física. O seu plantio também tinha um forte apelo religioso e, por este motivo, as plantações foram suprimidas pelos espanhóis assim que eles conquistaram a América, no século 16. Só foram retomadas no início da década de 1990 por um grupo de pesquisadores argentinos em parceria com os Estados Unidos.

Fonte de ω-3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes, minerais (fósforo, cálcio, ferro e magnésio) ganhou espaço nas pesquisas recentes e desbancou a linhaça com relação aos seus benefícios.

A presença de fibras na sua composição contribui para a sensação de saciedade, uma vez que, as fibras no intestino formam um gel e deixam a digestão mais lenta. Com isso, o sinal de fome enviado para o cérebro demora mais para ser enviado. Além deste benefício, as fibras auxiliam para a melhora da função intestinal, pois ajudam na formação do bolo fecal, desde que a ingestão de líquidos seja adequada.

A semente de chia abriga muito mais ω-3 do que a semente de linhaça, até então campeã no ranking da presença deste nutriente. Esta gordura está associada a diversos benefícios para o coração, sistema nervoso e também ao controle da pressão arterial, colesterol e triglicerídios.

Já doenças crônicas como o câncer, por exemplo, podem ter suas incidências diminuídas nos indivíduos que consomem a chia, pois ela contem quantidades importantes de substâncias antioxidantes, ou seja, aquelas que combatem os radicais livres que comprometem o DNA das células. Para os diabéticos, a boa notícia é que a chia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, evita picos de glicose e insulina no sangue e pode ser uma aliada para a melhora da qualidade de vida desta população.

Sua alta concentração de proteínas e a sua capacidade de absorção e retenção de água fazem com que ela seja utilizada por praticantes de atividade física interessados em ganho de massa muscular. Neste caso, a semente de chia deve ser consumida logo após a atividade física.

Sua semente é muito versátil e pode ser utilizada de várias formas, misturada com sucos, vitaminas ou iogurte. Ou então em preparações salgadas como farinhas e pães. A dose ideal é de 2 a 3 colheres de sopa por dia.

A semente de chia é mais um alimento que, dentro de uma dieta balanceada e equilibrada, só vem a contribuir para a sua saúde! E sem contra-indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário