sexta-feira, 4 de maio de 2012

OS BENEFÍCIOS DE UM BOM CAFÉ DA MANHÃ



Ainda vale aquela velha máxima dita pelas nossas avós: “tomar café como um Rei, almoçar como um nobre e jantar como um plebeu”. O desjejum é essencial para ganhar disposição ao longo do dia, melhorando o rendimento e a performance mental, afastar males como o diabetes e ainda ajudar na perda de peso!

A origem do café da manhã é antiga, mas muito curiosa. Imigrantes europeus, ao desembarcar no Brasil no século 19, trouxeram consigo o chamado café colonial, um cardápio farto composto por Paes, tortas, queijos, leite, frutas, carne entre outros ingredientes. Na época, este café da manhã servia para dar energia aos colonos que exerciam o trabalho braçal logo ao nascer do sol.

Hoje em dia, o nosso trabalho não é tão extenuante quanto os colonos, e, por este motivo, não estamos liberados a consumir tantas calorias logo de manhã. Por outro lado, fazer um café da manhã equilibrado contendo os nutrientes essenciais para que o organismo tenha energia para suportar o dia que chegou é muito importante para a manutenção da saúde do organismo. Pessoas que pulam o café da manhã dificilmente conseguem se controlar na hora do almoço.

Este fato acontece pois quando ficamos em jejum, o estômago manda sinais para o cérebro que é preciso reabastecer os seus estoques. Se o tempo vai passando e os estoques não são reabastecidos, os sinais se intensificam e a fome aumenta muito levando ao maior consumo de alimentos, calorias desnecessárias e acúmulo de gordura.

Mesmo durante o sono, o organismo continua gastando energia para manter funções básicas como a respiração. Sem a reposição necessária de combustível no período da manhã, o organismo não consegue ativar todas as suas funções. O cérebro, por exemplo, é 100% dependente de glicose (açúcar) para funcionar. Sem a cabeça ligada, fica difícil guardar histórias, aprender novas informações, prestar atenção na reunião importante do trabalho e assim por diante.

A falta de nutrientes compromete a maneira como se encaram os compromissos diários. Sem nutrientes para reabastecer sua máquina, o organismo passa a economizar e a primeira coisa a ser “cortada” é a disposição, já que com o funcionamento neuronal reduzido, a tendência é ficar quieto, sem vontade de fazer nada.

Um bom desjejum deve conter carboidratos, presentes nos pães ou cereais matinais, proteínas encontradas nos leites e produtos lácteos, lipídios, presentes na margarina e vitaminas e sais minerais que estão nas frutas. Além destes nutrientes, as frutas contem fibras, importantes para o bom funcionamento intestinal e posterior desintoxicação do organismo.

CASO VOCÊ TENHA MUITA PRESSA DE MANHÃ....já deixe uma parte do seu café da manhã preparado na noite anterior – corte as frutas e acondicione na geladeira, deixe a mesa preparada e utilize alimentos práticos, como o iogurte, por exemplo.

CASO VOCÊ NÃO TENHA FOME DE MANHÃ...tente diminuir as garfadas a noite. Pessoas que não comem de manhã costumam arrasar no jantar.

VÁ AOS POUCOS...uma fruta ou um copo de leite nos primeiros dias já são o suficiente. O mais importante é você perceber que precisa iniciar o dia com um combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário