segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Nutrição Estética

Existe uma frase muito antiga que diz: " Você é o que você come". Esta frase é muito correta no sentido de que os alimentos e a dieta diária, não servem apenas para perder peso. Se você mantém um peso saudável, pode lançar mão de alguns nutrientes específicos que vão contribuir com a melhora da sua qualidade de vida e também do seu cabelo, pele, unhas......
Você já ouviu falar na Síndrome da Desarmonia Corporal? Este distúrbio estético é caracterizado pela presença de celulite, flacidez da pele e muscular, gordura localizada (especialmente em abdomem) e a presença ou não de estrias. Um plano alimentar bem elaborado e acompanhado de perto por um profissional auxilia na resolução destes problemas. Algumas vezes, suplementos alimentares são muito úteis neste tipo de tratamento, eles servem com um "truque". Por exemplo, a ingestão de carboidratos simples estimula a liberação de insulina (hormônio que manda o açúcar para dentro das células). A liberação constante de insulina está relacionada com a gordura abdominal abiaxo do umbigo, aquela 'barriguinha" que incomoda tantas pessoas. Alguns suplmentos alimentares, aliados a uma dieta saudável, podem modular a liberação de insulina e por isso, contribuem para diminuição do acúmulo de gordura nesta região.
A pele agradece uma alimentação saudável, pois fica mais hidratada, elástica e consequentemente, com uma aprência mais jovem. O envelhecimento é visto por alguns autores como uma doença crônica que precisa de tratamento diário, e podemos retarda- lo lançando mão de alguns alimentos irão contribuir para a saúde da pele. O silício, por exemplo, é um micronutriente que atua na pele diminuindo o seu desgaste e assim ajuda a retardar o envelhecimento.
Um bronzeado duradouro e bonito também tem forte relação com a alimentação, já que a melanina - pigmento que dá coloração a pele - é uma substância sintetizada por substratos fornecidos pela alimentação. Quem nunca ouviu dizer que comer cenoura deixa o bronzeado mais bonito?
Até mesmo a saúde das unhas e do cabelo está relacionada com a dieta diária. Vitaminas e sais minerais são responsáveis por inúmeras reações metabólicas no nosso organismo e também por compor unhas e cabelo. Se o consumo destes nutrientes não é adequado, o organismo, por uma questão de sobrevivência, acaba retirando-os destas estruturas para conseguir desempenhar sua função metabólica com eficiência. O resultado disso são unhas que descamam e quebram com facilidade e queda de cabelo.
Muitas vezes, a correria do dia-a-dia, as pressões e o estresse exigem demais do nosso corpo e os micronutrientes são desviados para atender essa demanda. Mais uma vez, quem fica prejudicada é a pele, o cabelo, a unha e a saúde em geral. Períodos de grande agitação devem ser tratados de maneira especial para que a saúde não saia perdendo. Nesses períodos é comum sentir menos disposição, mais fome, dormir mal e apresentar outros sintomas que avisam que o organismo não está bem. Preste atenção aos sinais enviados pelo seu corpo. Uma alimentação correta pode melhorar muito a sua disposição.
Esses são apenas alguns exemplos de como a alimentação e os nutrientes podem influenciar de maneira positiva na sua qualidade de vida. Invista em uma alimentação saudável para viver melhor e mais bonita, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário