quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Diet e Light

Você sabe qual é a diferença entre produtos light e diet? Será que a sua utilização em dietas de emagrecimento vale a pena?
Quase todos os rótulos de produtos vendidos estampam "50% menos...." ou "rico em..." e essas informações muitas vezes acabam confundindo os consumidores interessados em comprar produtos saudáveis.
Os produtos diet tem uma formulação especial para pessoas com distúrbios metabólicos , como diabetes. Isso não quer dizer que são menos calóricos. O alimento diet, por lei, deve ter total ausência de um dos componentes da fórmula. Normalmente retira-se o açúcar, mas este ingrediente é sustituído por outro.
Os alimentos light devem conter 25% menos de algum componente, podendo ser a gordura, açúcar ou sódio, por exemplo.
É importante, no entanto, ficar atento aos ingredientes dos produtos, pois eles possuem alguma função como definir a consistência, cor, etc. Para que o light continue semelhante ao produto original geralmente outros ingredientes saõ incorporados. Por exemplo, o requeijão light tem menos calorias porque a quantidade de gordura é reduzida. Entretanto, para manter a consistência é adicionado sal e sendo assim, o produto não é indicado para hipertensos. Um bolo diet não terá açúcar e poderá ser consumido por diabéticos, mas pode ter um valor calórico igual ou até mesmo maior que a versão "normal" . O açúcar  é substutuído por um adoçante artificial e pode acontecer a adição de um componente calórico como a gordura, por exemplo.
Por isso, nem sempre um alimento diet ou light pode ser consumido de forma indiscriminada para pessoas que estão interessadas em perder peso. Verifique as informações do rótulo, pois em alguns casos o custo benefício de produtos diet ou light não é tão alto assim....

Nenhum comentário:

Postar um comentário