segunda-feira, 12 de abril de 2010

A importância do consumo de frutas e verduras

O consumo de frutas e hortaliças deve ser hábito de quem procura seguir um cardápio equilibrado e saudável. Estes dois grupos alimentares são ricos em vitaminas e sais minerais que contribuem para o funcionamento perfeito do organismo. As vitaminas podem ser antioxidantes que atuam prevenindo o envelhecimento precoce ou até mesmo o desenvolvimento de tumores. Já os sais minerais podem atuar como co-fatores de enzimas e melhorar nossa função digestiva, por exemplo.

Embora seja um grande produtor mundial de frutas e hortaliças, com grande abundância de variedades nas diferentes regiões do país, o brasileiro ainda é um péssimo consumidor destes alimentos, priorizando outros de inferior valor nutricional, tais como biscoitos, salgadinhos e refrigerantes. O consumo destes alimentos, por sua vez, tem o efeito inverso das frutas e hortaliças. O resultado disto, pode ser visto pelo aumento da obesidade e doenças crônicas na população atual.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário mínimo para um adulto deve ser de cinco porções, ou 400 gramas de frutas e legumes. No Brasil, a ingestão não chega a um terço destes valores. Segundo a mais recente Pesquisa de Orçamentos Familiares, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), frutas, verduras e legumes correspondem a apenas 2,3% das calorias totais ingeridas pela população.

Preste atenção na quantidade de porções que você consome e faça um teste. O consumo recomendado de frutas é de 3 a 5 porções, ou seja, 1 maçã, 1 banana  e 1 fatia de mamão por dia, pelo menos. Quantas porções de fruta você está ingerindo?

Com relação aos vegetais, normalmente a tendência é que o consumo seja ainda menor. O ideal é que se consuma entre 4 e 5 porções por dia. Cerca de 15 folhas de alface correspondem a 1 porção. Quando falamos em cenoura ralada, 1 colher de servir (colher de arroz) corresponde a uma porção.

Lembre-se que quanto mais colorido for o seu prato, mai variado será o seu consumo de vitaminas e sais minerais, o que irá contribuir muito com o equielíbrio do seu organismo. Além disso, estes dois grupos alimentares são muito ricos em fibras, contribuindo para aumentar a sensação de saciedade e ainda prevenir doenças crônicas como o câncer.

Invsita no consumo destes alimentos! Você só tem a ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário