quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Alimentos Funcionais

Funcionalidade é aquela propriedade dos alimentos que vai além de sua qualidade de fonte de nutrientes. O conceito de alimento funcional é até certo ponto novo. Ele tem variados alcances em diferentes países e uma vasta nomenclatura: nutracêuticos, alimentos de desenho, alimentos para uso médico, alimentos para uso saudável, entre outras.

O consumo de alimentos funcionais vem aumentando bastante como resultado de uma preocupação individual com a saúde. Por outro lado, para que determinado componente do alimento tenha seu efeito comprovado são necessárias muitas etapas de avaliações e esse tempo não dá conta da variedade de oferta de alimentos no mercado, vários deles, sem ação comprovada cientificamente.

Alguns exemplos de alimentos funcionais são:

- ácidos graxos ω-3, presentes em peixes, algas marinhas e alguns óleos (girassol, oliva). Este nutriente colabora para o controle de processos inflamatórios no organismo, de uma maneira geral, diminuindo a possibilidade de doenças cardíovasculares e até mesmo apresentando melhora da celulite.

- aliina, alicina e sulfeto de dialina. Todas essas substâncias de nome estranho estão presentes no alho, que desempenha um importante papel na redução do colesterol e regulação da pressão arterial.

- bactérias benéficas. São os probióticos contidos nos iogurtes funcionais - lactobacilos e bifidobactérias, famosos por regular a função intestinal.

-  fibras. Estão presentes em vários grupos alimentares, mas em especial nos cereais (como a aveia), verduras, frutas e leguminosas. As fibras dos cereais previnem doenças cardiovasculares, câncer de cólon e reto, reduzem o colesterol, estão envolvidas no controle da glicemia e ainda ajudam na perda de peso.

- fitoestrógenos, isoflavonas e lignanas, presentes no grupo de leguminosas como a soja. Este nutriente é especialmente benéfico para as mulheres uma vez que, devido a sua compisção química similar ao estrógeno pode fazer as vezes do próprio hormônio no organismo. Isso reduziria os sintomas do climatério, além de prevenir contra o câncer de mama.

- flavonóides. Este grupo de nutrientes estão presentes na uva e no vinho tinto e são famosos por serem antioxidantes poderosos e inibir a formação de placas de ateroma

- licopeno, componente dos alimentos de coloração vermelha, tendo o seu principal representante o tomate. Seu papel é fundamental para os homens, pois apresenta força na prevenção de tumores de próstata.

Muitos outros alimentos vem sendo estudados e inúmeros nutrientes funcionais vem sido descobertos. O que devemos prestar atenção é na veracidade das informações e também no sensacionalismo da mídia frente a novas descobertas.

Perda de peso, cura de doenças, tratamento de doenças crônicas exigem dedicação e disciplina. Não existe um "pulo do gato" e nem um alimento "mágico". Cuide sempre da sua alimentação e mantenha hábitos saudáveis....você só tem a ganhar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário