segunda-feira, 12 de abril de 2010

RAÇÃO HUMANA

A nova dieta da moda é a "dieta da ração humana". Será que ela funciona?

A ração humana é uma mistura de alimentos funcionais, ou seja, aqueles que além de nutrir desempenham um papel de proteção contra doenças. Cada cereal contido na receita apresenta uma função diferente que misturados poderiam contribuir com a perda de peso.

É importante lembrar que sempre que você diminuir o consumo calórico, vai emagrecer. Não importa de qual grupo alimentar venham as calorias cortadas - carboidratos, proteínas ou lipídios - sempre um consumo menor que o gasto calórico vai resultar em perda de peso.

A ciência da Nutrição avança a cada dia para provar que para manter um peso saudável, é necessário força de vontade e dedicação, não existem milagres.....

Duas palavras básicas para quem deseja perder peso seriam equilíbrio e moderação. Não é recomendado, por exemplo, que se consuma uma alta dose de carboidratos no fim de semana e durante a semana se faça restrição deste nutriente. Em termos de emagrecimento, é mais vantajoso distribuir o carboidrato em pequenas porções diariamente desde que combinando-o corretamente com proteínas e gorduras. Por outro lado, se existe um consumo abusivo de carboidrato ele é estocado como gordura (e normalmente é acumulado na região abdominal).

Em períodos de restrição - leia-se: dieta de emagrecimento - o cérebro, coração e pulmões precisam de energia para continuar funcionando. Se esta energia não vem dos alimentos, o organismo mobiliza proteínas musculares para obte-la o que faz com que os músculos fiquem fracos e o organismo tenha o seu funcionamento prejudicado.

Voltando a ração humana, dependendo de como for administrada, a mistura pode até mesmo engordar uma vez que os alimentos que a compõem são calóricos. Partindo do princípio que um indivíduo saudável consome porções de todos os grupos alimentares, teoricamente não precisaria de nenhuma suplementação. Além disso, pacientes cardíacos ou diabéticos devem tomar cuidado, pois a mistura contém alguns ingredientes estimulantes e outros contendo carboidratos (como o açúcar mascavo). Mais uma vez vale a orientação de que consumir qualquer alimento ou suplementação sem orientaçaõ de um profissional pode ser perigoso.

Em um programa assistido de perda de peso, uma mistura de ingredientes semelhante a ração humana pode ser muito válida, desde que  adaptada as necessidades do indivíduo e incorporada a sua rotina. Nem sempre todos precisam de todos os ingredientes contidos na ração humana. Essas necessidades devem ser avaliadas e respeitadas na elaboração de um plano alimentar equilibrado e saudável.

Lembre-se de cuidar da sua saúde analisando com cautela as informações que chegam até você. Especialmente quando se tratar de alguma descoberta milagrosa para a perda de peso....a recompensa não vem sem o esforço!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário