domingo, 18 de outubro de 2009

Gorduras mono e poliinsaturadas

As gorduras são divididas em grupos de acordo com a sua estrutura química. As gorduras mono e poliinsaturadas possuem duplas ligações na sua cadeia de carbonos e são classificadas como as gorduras "do bem".


As monoinsaturadas estão presentes no óleo de canola e de soja, azeite de oliva, abacate, castanhas e amêndoas. O papel deste grupo de gorduras no organismo é diminuir as taxas de LDL, o colesterol ruim. Considerando a distribuição das calorias diárias, as gorduras deste grupo deve corresponder a 20% das calorias diárias totais.


Existem alguns indícios de que além de diminuir o LDL, as gorduras monoinsaturadas podem contribuir para aumentar o HDL. Isto seria um fator de proteção para doenças cardiovasculares já que o HDL tem a função de recolher moléculas de colesterol pelo sangue, limpando as nossas artérias. Por isso se fala que o azeite de oliva é um alimento muito saudável. E realmente ele é... mesmo sendo um representante legítimo de gorduras, trata-se de um alimento que deve ser incorporado na rotina diária de alimentação.


O outro grupo de gorduras "do bem" são as poliinsaturadas. Elas podem ser encontradas na sardinha, salmão, óleos de soja, milho e girassol e devem corresponder a 10% das calorias totais da dieta. Neste grupo de gorduras encontramos o ácido graxo ômega 3 ( ω-3). O ω-3 é famoso pelo seu papel de reduzir os triglicerídios da corrente sanguínea, contribuindo assim para que eles não se acumulem na circulação. Essa função é mais uma vez protetora de doenças cardiovasculares, pois as artérias ficam livres para o sangue circular. Outra função desempenhada por este ácido graxo é a de diminuir a agregação de plaquetas, dificultando assim a formação de coágulos nas artérias. As gorduras poliinsaturadas também anglobam  ω-6, outro ácido graxo famoso por diminuir os níveis de colesterol total do organismo.


Existe uma relação ideal de ω-6 e ω-3 que é de 5ω-3: 1ω-6. Como o ω-6 é encontrado mais facilmente na nos alimentos presentes na nossa dieta, a relação encontrada em média é de 25ω-6: 1ω-3, ou seja, muito fora do recomendado. Por isso é tão importante o consumo de peixes, em especial os de água fria como o salmão que é muito rico em ω-3. Manter essa relação o mais próxima do ideal é garantia de saúde para o coração.


Um detalhe especial deve ser lembrado. Todas as gorduras acumulam 9 calorias por grama e por isso engordam, mesmo as "do bem". Se você está seguindo um plano alimentar e precisa perder peso, procure orientação com relação ao consumo de gorduras.

5 comentários:

  1. gostei me ajudou muito num trabalho de ed. física.

    ResponderExcluir
  2. Achei o texto excelente! Simples, claro e informativo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Gostei, pela clareza do texto (como já foi referido acima).
    ....
    Facilitou a minha elaboração de Apontamentos para as aulas que estou a dar.
    Obrigado. Abraço.
    César

    ResponderExcluir
  4. Rira Schulz Carvalhoquarta-feira, 27 março, 2013

    Bom...gostei muito das informações pois sempre tomo capsulas de ômega 3e fico encanada com essas gorduras e com tudo q compro no mercado ,sempre fico de olho nos rotulos,valeu obrigada.Rita Schulz Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, estou fazendo dieta para engordar, e aparece q eu consumi um pouco a mais dessas gorduras, pensei q elas fossem ruins, obrigada

    ResponderExcluir