segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A ALIMENTAÇÃO E A BELEZA DA PELE


Os benefícios de uma alimentação saudável vão muito além da perda  de peso. A dieta pode contribuir para a estética de uma maneira impressionante - minimizando a celulite, deixando a pele e cabelos brilhantes, contribuindo para um bronzeado bonito e duradouro, amenizando a acne...

De acordo com a Associação Norte Americana de Cirurgia Plástica, as intervenções estéticas, com ou sem cirurgia aumentaram 457% nos últimos dez anos. No Brasil seguimos esta tendência, estamos em terceiro lugar no mundo com relação ao número de cirurgias plásticas, atrás apenas dos EUA e do México. Fica claro que a preocupação com a aparência é um fato.

Diante deste contexto, aparecem várias informações nas revistas, internet e outros meios de comunicação que nos deixam com muitas dúvidas. Devemos realmente tomar cuidado com a fonte destas informações para não colocar a nossa saúde em risco. A verdade é que o nosso organismo reflete as nossas escolhas. Uma pele bonita, um corpo enxuto e sem gorduras e um cabelo brilhante é o reflexo da alimentação saudável de dentro para fora.

Por este motivo, hoje iniciamos uma série de posts que irão contemplar os efeitos da alimentação saudável nos principais problemas estéticos iniciando com a nossa pele, pois “a pele é o espelho da saúde”.

Quando o verão se aproxima nos lembramos de retirar o protetor solar do armário para proteger a pele do sol. Todos sabem que a exposição aos raios UVA e UVB são nocivos para a saúde da pele, causando a formação de rugas e levando ao envelhecimento precoce.

Um termo que vem se tornando cada vez mais comum é fotoproteção oral. Com o passar dos anos a pele exposta ao sol tem a sua pigmentação prejudicada tornando-se amarelada, enrugada e até com lesões pré-cancerosas. Isto acontece devido a formação de radicais livres, moléculas geradas pelo organismo durante o metabolismo normal, mas que são instáveis. Para tornarem-se estáveis, os radicais livres ligam-se a membranas de células e alteram a sua estrutura inicial, causando o envelhecimento. Para que eles não se liguem as membranas das células, podemos oferecer antioxidantes pela dieta – nutrientes que tem o papel de ligar-se aos radicais livres e assim anular o seu efeito nocivo. Neste caso a pele ficaria protegida das agressões do sol dando origem ao termo fotoproteção oral.

A alimentação saudável ainda traz mais um benefício. O consumo de duas porções de frutas e vegetais por dia tem o poder de alterar o tom da pele deixando-a mais dourada e luminosa. Esta informação vem de um estudo da Universidade de St. Andrews na Escócia. Segundo os pesquisadores este efeito deve-se aos carotenóides – pigmentos que dão os tons vermelho, amarelo, laranja e verde a vários alimentos.

Além disso, tratando-se de pele temos a temida flacidez que também dá as caras ao longo do tempo. A nossa pele é formada por 3 camadas que se comportam de uma maneira diferente e que tem velocidades diferentes de renovação celular, são elas: epiderme, derme e hipoderme. As células da epiderme que é a camada mais superficial da pele renovam-se em média de 28 em 28 dias. A derme - camada intermediária- é formada por uma rede coesa de uma proteína chamada elastina e também pelo colágeno. A renovação desta camada da pele é um pouco mais lente. Com o avanço da idade a camada de colágeno e elastina se desorganiza tendo como resultado a flacidez dérmica. Neste caso, o objetivo da dieta é de recompor a camada de colágeno e elastina para que a pele fique firme novamente.

Muitas pessoas utilizam suplementação de colágeno em pó com a intenção de reconstituir a rede de colágeno na pele. Para que isto aconteça de fato, é necessária a presença de outros nutrientes – vitaminas e sais minerais- que auxiliam no processo de reconstrução, ou seja, o colágeno sozinho não faz milagres. Sua suplementação é eficiente levando-se em conta outros aspectos da dieta ou o consumo de alguns nutrientes específicos via suplementação.

Os quilos extras também tem suas desvantagens com relação a beleza da pele. A presença de acne está diretamente relacionada com o aumento da circunferência abdominal e a resistência a insulina – hormônio responsável pela absorção da glicose na corrente sanguínea. Sendo assim, a gordurinha armazenada no abdômen além de ser prejudicial a saúde cardiovascular pode causar problemas estéticos. Além da alimentação a acne tem seu aparecimento condicionado a outros fatores, especialmente a desregulação hormonal. De qualquer forma, uma alimentação saudável e equilibrada contribui (e muito) para a prevenção deste incômodo.

Abaixo estão alguns alimentos amigos da pele:

- ÁGUA: uma pele hidratada tem mais brilho.

- LARANJA, MAMÃO E MORANGO:  a vitamina C é um poderoso antioxidante e também tem ação na formação do colágeno. Invista nestas frutas para combater o envelhecimento.

- NOZES E GRÃOS INTEGRAIS: são alimentos fontes de vitamina E que inibem os danos provocados pela radiação UVB e estimulam a migração dos queratinócitos (principais células formadoras da pele) protegendo a pele do dano degenerativo.

- CASTANHAS E FRUTAS SECAS: são ricas em cobre, mineral essencial para a formação de enzimas envolvidas na regeneração do colágeno, além de prevenir a formação de manchas e evitar a formação de rugas.

- CENOURA: o principal componente da cenoura é o betacaroteno, pigmento que confere a cor alaranjada a este vegetal e também a outros como abóbora, manga, mamão e laranja. Além de proteger a pele das radiações UVA, o betacaroteno contribui para a pigmentação da pela e para a prevenção do envelhecimento.

-TOMATE E MOLHO DE TOMATE: aqui o pigmento responsável pela cor avermelhada é o licopeno. Pessoas que consomem licopeno com frequência desenvolvem menos eritema – a coloração vermelha que toma conta da pele após um banho de sol.

Tanto o tomate quanto a cenoura tem os seus resultados otimizados com a ingestão de gorduras e fibras na mesma refeição.

Como vemos, não é difícil ter uma pele bonita mantendo uma alimentação saudável. Um nutricionista consegue orientar truques que podem fazer muita diferença na saúde e estética da pele, como combinações de alimentos e associações de nutrientes que deixarão a pele mais saudável e, com isso, mais bonita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário