terça-feira, 12 de abril de 2011

RETENÇÃO HÍDRICA

O termo retenção hídrica se refere ao famoso "inchaço", especialmente comum nos dias de calor e que acomete na sua maioria o público feminino. A marca da meia nos tornozelos, a marca da calça no abdômen ou até mesmo um anel usualmente utilizado que não serve no dedo caracterizam sintomas da retenção hídrica.

Existem vários motivos para que a retenção hídrica aconteça. Alguns graves como a insufucência renal, por exemplo e outros nem tanto, como a TPM, sal em excesso, falta de atividade física regular ou a utilização de antiinflamatórios ou pílula anticoncepcional. Prestar atenção na alimentação é fundamental para acabar com este problema que pode contribuir com o aparecimento de 2 a 3 quilos em poucos dias.

O primeiro passo é verificar a quantidade de sódio que está sendo ingerida no cardápio. O sódio, componente do sal de cozinha, carrega com ele três moléculas de água para se manter estável no organismo contribuindo com o acúmulo desta substância na circulação. É importante atentar-se a quantidade de sódio contida nos alimentos. Normalmente alimentos industrializados, embutidos e molhos de saladas levam muito sódio na sua composição e podem estar mascarados no cardápio diário.

Além disso, seguem outras dicas de cuidados nutricionais que contribuem para evitar a retenção hídrica:

1. Abuse do consumo de água - pelo menos 2 litros por dia. A água tem função de estimular o funcionamento dos rins e circulação, além de contribuir com a eliminação de toxinas

2. Incremente seu cardápio com frutas e hortaliças - esses alimentos contém vitaminas e sais minerais que, absorvidos pelo organismo acabam evitando a retenção.

3. Evite alimentos que fermentam e provocam gases - repolho, batata doce ou brócolis

4. Utilizar alimentos ricos em clorofila (normalmente vegetais verdes). A clorofila tem o poder de limpar o organismo, além de atuar no intestino e no fígado que são órgãos envolvidos na desintoxicação do corpo

5. Fazer atividade física regularmente - estimula a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas

6. Consuma alimentos ricos em água e fibras - abacaxi, melancia, morango, pepino e chuchu são boas opções para evitar o acúmulo de água no organismo

7. Aposte da Drenagem Linfática - esta massagem estimula o sistema linfático a eliminar as toxinas acumuladas pelo processo normal do metabolismo do organismo. Os resultados são comprovados cientificamente e vão muito mais além do benefício estético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário