sábado, 28 de agosto de 2010

Alimentação e Estresse

No dia-a-dia nosso organismo dá sinais de desgaste sem nem ao menos percebermos. A rotina diária, o estresse e o cansaço tão presentes nas nossas vidas acabam virando o motivo da maioria dos problemas de saúde.

Muitas vezes, a alimentação pode contribuir na melhora destes sintomas e inclusive influenciar no rendimento pessoal, se estendendo ao trabalho, atividade física e consequente melhora da qualidade de vida.

Um exemplo disso é que o consumo de gorduras está relacionado ao cansaço. Estudos comprovam que pessoas que consomem frituras ou alimentos ricos em gorduras rendem menos ao fazer exercícios físicos. Isso porque, a alimentação gordurosa faz subir os níveis de uma proteína que atrapalha o bom uso do oxigênio pelas células. O efeito colateral disso é menos energia disponível para a malhação. Nesse caso, cabem algumas substituições no cardápio, como por exemplo, o consumo de batatas assadas ou cozidas ao invés de batata frita e sanduíche pão integral e peito de peru ao invés de uma porção de hambúrguer.

O estresse desperta diversas reações no nosso organismo. Uma delas é a maior liberação do hormônio cortisol que tem como consequência maior acúmulo de líquidos e de gordura corporal, em especial na região abdominal. Em situações de estresse, onde precisamos reagir subitamente a exposições de perigo o cortisol é bem vindo. Ele é responsável pelo estado de alerta e pela nossa defesa nesses casos, o que é prejudicial é o seu excesso.

Por este motivo, muitas vezes os esforços da dieta podem não acabar com a barriguinha indesejada. O organismo sobrecarregado de ansiedade, excesso de atividade física ou até mesmo os jejuns prolongados (muitas vezes praticados erroneamente por quem quer emagrecer) pode ser um organismo estressado e com níveis elevados de cortisol. Para aliviar e estresse, a dica é praticar exercícios físicos na medida certa, pois a atividade física eleva os níveis de serotonina, um neurotransmissor que causa sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. Outra dica é sempre comer algo ao acordar, e logo depois dos exercícios. O café da manhã garante níveis adequados de cortisol ao longo do dia, pois é o horário em que ele tem sua produção mais acentuada.

Por fim, o desgaste causado pela rotina atribulada de atividades pode gerar muitos radicais livres. Estas substâncias nada mais são do que átmos desestabilizados em busca de estabilidade. Para isto, ligam-se nas paredes das membranas celulares e acabam desestruturando-as. Este fenômeno pode causar envelhecimento precoce da pele e algumas doenças crônicas, em casos patológicos, até mesmo o câncer. Nesse caso, vale a pena investir em boas doses de frutas e verduras. Este grupo de alimentos é rico em antioxidantes, substâncias que são acapazes de cessar a ação dos radicais livres simplesmente porque se ligam a eles e fazem com que as moléculas fiquem estabilizadas.

Os excessos são sempre prejudiciais ao organismo. Leve uma vida com equilíbrio e a sua saúde só tem a ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário