quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL


O feriado de carnaval é o mais esperado do ano. Nele a festa é liberada, muita bebida e bagunça....é quase inevitável que os excessos aconteçam!! O que fazer neste caso? É possível amenizar os efeitos tóxicos do álcool com alguns truques na alimentação!

Aqui, é importante entender como o consumo de álcool acaba sobrecarregando o nosso organismo e porque o seu excesso causa tantos danos - a famosa ressaca. O principal componente do álcool é a molécula de etanol. Assim que se ingere um gole de bebida alcoólica  uma pequena parte dessas moléculas caem na corrente sanguínea pela mucosa da boca. A bebida ainda passa pelo esôfago e chega ao estômago. Assim que deixa o estômago, apenas 25% do etanol entrou no sangue.

Depois de passar pelo estômago, o próximo órgão digestivo no caminho da bebida é o intestino delgado. Sendo ele o nosso principal órgão de absorção, as moléculas de etanol são absorvidas na sua maioria, entram na circulação na sua totalidade em um tempo que varia de 15 a 60 minutos e se espalham pelos órgãos. Os principais órgãos atingidos são aqueles que contêm células com alta concentração de água - rins, cérebro, fígado e coração.

O fígado é o órgão responsável pela desintoxicação do nosso organismo. Com a ingestão de bebidas alcóolicas, 90% das moléculas de etanol são metabolizadas neste órgão com a intenção de facilitar a sua eliminação. A capacidade do fígado em processar as moléculas de etanol e elimina-las sem danos ao organismo é o equivalente de uma lata de cerveja por hora. Acima disto, o álcool começa a causar efeitos colaterais devido a intoxicação causada pelas moléculas de etanol no organismo. Ou seja, quanto maior a quantidade de bebida alcóolica consumida, maior a intoxicação e maiores os efeitos colaterais.

A melhor maneira de evitar a ressaca do dia seguinte é lembrar que ela existe antes de beber.

Como a alimentação pode influenciar de maneira positiva neste processo? O tempo que as moléculas de etanol levam para se espalhar pelo corpo (citado acima entre 15 e 60 minutos) depende da quantidade de comida que temos no estômago. Ou seja, a primeira dica para evitar os efeitos colaterais do álcool é jamais beber sem se alimentar antes, uma vez que a falta de nutrientes no sistema digestivo potencializa a intoxicação. Uma refeição contendo carboidratos – arroz, massas, batata ou pão – é muito bem vinda antes de começar o consumo de bebidas alcóolicas.

A segunda dica é intercalar o consumo de bebidas alcóolicas com água, assim prolongamos o tempo de desintoxicação do fígado sem sobrecarrega-lo.

E se nada disso deu certo, ainda podemos usar alguns truques na alimentação do dia seguinte para ajudar o processo de desintoxicação do nosso organismo após uma noite de muita diversão:

  1. Beba água – a água ajuda a repor o liquido perdido e também auxilia na limpeza do organismo, forçando as toxinas a irem embora pela urina. O ideal e beber o dobro de água de quanto se consumiu de bebida alcoólica nas ultimas horas, ou seja, se você tomou duas latinhas de cerveja o recomendado e ingerir pelo menos 700ml de água. Água de coco também vale!
  2. Invista em frutas frescas – por serem ricas em vitaminas e sais minerais, auxiliam na regulação do funcionamento do fígado e dos rins, principais órgãos envolvidos na desintoxicação.
  3. Tenha uma alimentação leve – evite carne vermelha, embutidos e frituras. Estes alimentos tem a digestão difícil e podem afetar o funcionamento do fígado.
Como dito no início do post, estas dicas ajudam apenas a amenizar os danos do álcool no organismo. O consumo elevado de bebidas alcóolicas com frequência pode levar a doenças graves no fígado, como por exemplo a cirrose hepática. Nesta doença, as células do fígado tornam-se fibrosas e param de funcionar comprometendo a função deste órgão e todos os processos de desintoxicação do organismo, o que pode levar a morte.

A moderação é sempre a melhor opção! Seja no feriado de Carnaval ou em outros eventos sociais que fazem parte do cotidiano, como festas ou um happy hour com os amigos em um barzinho. Manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável ajuda o organismo a viver em harmonia, o que também facilita a desintoxicação em um episódio isolado de abuso de álcool.

Pense nisso e aproveite o Carnaval sem comprometer a dieta!!!

CURIOSIDADES:

O EFEITO DO ÁLCOOL NOS ÓRGÃOS
CÉREBRO - Quando o etanol carregado pelo sangue chega ao cérebro, ele estimula os neurônios a liberar uma quantidade extra de serotonina. Esse neurotransmissor - substância que leva mensagens entre as células - serve para regular o prazer, o humor e a ansiedade. Por isso, um dos primeiros efeitos do álcool é deixar a pessoa desinibida e eufórica. Se a pessoa segue bebendo, outros dois neurotransmissores são afetados. O etanol inibe a liberação do glutamato, que por sua vez regula o GABA. Sem o controle do glutamato, mais GABA é liberado no cérebro. Como esse neurotransmissor faz os neurônios trabalhar menos, a pessoa perde desde a coordenação até o autocontrole.

ESTÔMAGO - O etanol das bebidas irrita a mucosa do estômago, dificultando a digestão e aumentando a produção de ácido gástrico no órgão. Isso gera uma sensação de enjôo e mal-estar podendo levar ao vômito. O vômito funciona como um mecanismo de autodefesa, comandado pelo cérebro, contra a ação agressiva do álcool no estômago. A pessoa se sente mais aliviada após vomitar porque termina a irritação da mucosa pelas moléculas do etanol.
RINS – Quem bebe sente mais vontade de fazer xixi. Isso acontece não apenas porque a pessoa bebeu muita quantidade de líquidos. O etanol age na hipófise, uma glândula do cérebro, inibindo um dos hormônios que regulam a absorção de água pelos rins. Com menos líquido absorvido, mais urina é eliminada.

A QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE E SEUS EFEITOS NO CORPO

QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE (mg/dl)
EFEITOS NO CORPO
30 mg/dl
Sensação de euforia e excitação – início da ação do álcool no cérebro
50mg/dl
Redução da coordenação motora e alteração de humor
100mg/dl
Diminuição da concentração, piora dos reflexos e perda do equilíbrio
200mg/dl
Náuseas e vômitos – início da ação do álcool no estômago
Fala arrastada e visão dupla
300mg/dl
Sensação de anestesia, lapsos de memória e sonolência
400mg/dl
Insuficiência respiratória e coma
***350 ml de cerveja ou 40 ml de whisky ou 150ml de vinho contém cerca de 14mg de álcool e é a capacidade que o fígado tem de desintoxicação em 1 hora.