domingo, 27 de janeiro de 2013

PERDA DE PESO


No universo da Nutrição tudo é muito dinâmico. Alimentos que hoje trazem inúmeros benefícios à saúde, amanhã ou depois estão no banco dos réus, sendo condenados por seus malefícios. A cada hora surgem novas tendências, novas filosofias e também novos alimentos que vem  desbancar os anteriores com qualidades arrasadoras e que prometem muitos benefícios para quem os consumir. Na maioria das vezes, o maior chamariz para os benefícios de um novo alimento é a perda de peso. Sempre que existe alguma descoberta sobre alimentos ou substâncias que resultem em perda de peso, a mídia se volta para eles. Aparecem reportagens em revistas, programas de TV, chamadas em telejornais e depoimentos de pessoas que utilizam um determinado alimento ou nutriente e que tiveram ótimos resultados.

O fato é que existem vários alimentos que podem contribuir com a perda de peso - CONTRIBUIR. Para que se inicie a tão sonhada perda de peso, devemos descobrir o que ocasionou o processo inverso, ou seja, o ganho de peso. O processo de ganho de peso pode acontecer por vários motivos. As vezes, o simples fato de comer mais do que gastar leva ao ganho de peso. Em outros casos, o ganho de peso pode ser decorrência de alguma disfunção hormonal ou efeito colateral de doenças.

Analisar e pesar o que resultou nos quilos a mais na balança e também o tempo com que tudo isso aconteceu pode ser de grande valia para um tratamento dietoterápico eficiente. Se algum fato me abalou emocionalmente e eu ganhei peso nos últimos cinco anos, com certeza não conseguirei perde-los em cinco meses. Se o ganho de peso foi longo e contínuo o tratamento para o emagrecimento segue um caminho. Já se o ganho de peso foi rápido, a princípio sem explicação, o tratamento de emagrecimento segue outro caminho.

O que estou querendo dizer é que muitas vezes pensamos que o ganho de peso aconteceu por “falta de vergonha na cara”, “gula”, ansiedade ou qualquer outro motivo que as pessoas julgam bobos. Justamente por achar que os motivos para o ganho de peso são “bobos”, muitas pessoas tentam tratamentos caseiros, dietas por conta própria, pesquisas na internet, dietas prontas ou dicas utilizadas por outras pessoas.  Na tentativa de reverter o ganho de peso, as pessoas colocam sua saúde em risco.

Posso dar um exemplo muito citado no consultório. Uma mulher entre 25 e 30 anos, que sempre lutou com a balança, não por apresentar problemas de saúde, mas por uma questão estética. De repente, sentia a calça apertar, as blusinhas não vestirem tão bem e ia se pesar. Ao subir na balança percebia que havia engordado 2 ou 3 kg. Nada de pânico, estes quilos a mais seriam resolvidos com uma ou duas semanas sem doces e sem o jantar, apenas uma fruta e ufa....os indesejáveis 2 kg iam embora!

Agora este “truque” não funciona mais e aí sim, esta mulher vem buscar ajuda, chega ao consultório tentando entender o que está acontecendo com ela, não raro com os resultados de exames médicos em mãos, após passar por várias consultas de profissionais que não conseguem desvendar o mistério que não a deixa perder peso como antes!

Sem perceber, no caso do exemplo acima, esta mulher mexeu com todo o seu metabolismo, confundiu toda a programação genética do seu corpo, que, confuso, parou de responder. O organismo muda ao longo dos anos. Cada pessoa tem uma história de vida, hábitos alimentares, ritmo de relógio biológico, metabolismo, enfim... uma série de coisas que conferem individualidade a esta pessoa.

Assim sendo, cada pessoa tem uma bagagem genética, rotinas que se alongam por toda uma vida e que devem ser respeitadas quando se monta um plano alimentar. O motivo do ganho de peso, a compleição física, as preferências e aversões alimentares, a rotina de trabalho, a presença ou não de filhos, a história familiar de doenças crônicas e uma série de outros fatores devem ser investigados na tentativa de remanejar a alimentação de uma pessoa, seja para a perda de peso ou por qualquer outro motivo de saúde.

O ideal é sempre procurar orientação. O nutricionista é um profissional habilitado e especializado neste tipo de orientação. Não hesite em buscar um nutricionista para cuidar da sua saúde, os resultados serão personalizados e virão a tona mais rápido do que você imagina e o mais importante, sem colocar a sua saúde em risco.

Você só tem a ganhar!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ANO NOVO, VIDA NOVA!!!


O início do ano é uma época do ano muito especial. Nos últimos dias de um ano que está acabando analisamos nossas atitudes, questionamos alguns hábitos, pesamos o que deu certo e sentimos pelo que deu errado. E assim estabelecemos as novas metas para o ano que está para chegar...

As resoluções de Ano Novo mais comuns são aquelas que envolvem a saúde e as mudanças de hábito – deixar de fumar, iniciar (ou intensificar) a prática de atividade física, começar uma dieta e perder peso. Enfim, dar atenção especial aos detalhes que nos incomodam com relação a nossa saúde.

Quando não cuidamos da nossa saúde e da alimentação ao longo do ano, assim que o verão chega, percebemos o quanto engordamos no ano que passou e aí vem o desespero. Tenta-se de tudo: dias e dias comendo salada, dietas milagrosas, sucos desintoxicantes e enfim...a promessa de que no próximo ano será diferente!!!

Sem dúvida esta é a melhor época para organizar as mudanças que acontecerão com a entrada de um novo ano. Se você está interessado em olhar diferente para a sua saúde ano de 2013, lembre-se que o resultado estará relacionado com os seus hábitos e com o estilo de vida que você leva. Aqui entra uma frase famosa e muito verdadeira: “Você é o que você come” e se você não está satisfeito com o que vê, precisa fazer diferente.

Emagrecer não deve estar relacionado com um sacrifício e com radicalismos, você deve aprender a incorporar hábitos saudáveis no seu dia a dia e aprender a se comportar em dias que você sai da rotina, como nos dias de festa e nos fins de semana, por exemplo. Neste caso vale o bom senso. Você deve escolher molhos com pouca gordura, a base de vegetais ao invés de molhos a base de queijos gordurosos, por exemplo, molho ao sugo em substituição ao 4 queijos. Desta forma, a perda de peso vêm de uma maneira gradual e definitiva. Adotar dietas radicais e que prometem resultados rápidos e duradouros podem comprometer a sua saúde e tornar o caminho para a paz com a balança cada vez mais e mais difícil.

A melhor forma de perder peso é buscando orientação. Um nutricionista avalia o melhor caminho a ser seguido e orienta como deverá ser a sua rotina alimentar visando o objetivo, seja ele a perda de peso, a melhora da celulite, o sumiço daquela barriguinha que resiste a dieta e exercícios, a busca por uma pele saudável ou qualquer outro objetivo que você desejar.

Não coloque a sua saúde me risco. Não acredite em radicalismos e milagres, aproveite o início do ano para procurar um profissional que pode contribuir para que (finalmente...) sua resolução de Ano Novo seja cumprida, para este ano e para todos os outros que virão!!

FELIZ 2013!!!!