terça-feira, 23 de outubro de 2012

ALIMENTAÇÃO E CELULITE


O termo celulite teve origem na literatura médica francesa há mais de 150 anos e é uma queixa estética frequente em quase todas as mulheres. Estudos nos trazem que entre 85 e 98% das mulheres adultas de todas as raças apresentam algum grau deste problema, mas as mulheres caucasianas são mais atingidas. Apesar de a celulite ser encontrada em qualquer área que o tecido adiposo é depositado, a obesidade não é uma condição para a sua existência. Isso explica porque até mesmo mulheres magras apresentam celulite.

A celulite é um problema multifatorial, ou seja, uma variedade de causas podem contribuir para o seu desenvolvimento, incluindo fatores estruturais, hormonais, circulatórios e inflamatórios. Trata-se do aparecimento de nódulos profundos que tornam a superfície da pele irregular e com a aparência ondulada, como se fosse a casca de uma laranja.

A hereditariedade é o primeiro ponto a ser considerado no aparecimento de celulite. Além disso, as oscilações hormonais que as mulheres vivenciam também colaboram para disparar o problema. Níveis muito altos de estrogênio provocam disfunções no metabolismo que podem tanto desencadear quanto agravar o problema. O uso da pílula anticoncepcional também contribui tanto para desencadear quanto para agravar a celulite uma vez que a utilização deste medicamento leva a uma maior quantidade de hormônios circulantes.

As mulheres são alvo da celulite pois a sua composição corporal apresenta mais gordura que os homens. Além de mais gordura corporal, a distribuição desta gordura especialmente na região dos quadris e coxas compromete a microcirculação sanguínea. Sendo assim, as toxinas resultantes do metabolismo normal das células adiposas não conseguem ser eliminadas e acabam ficando acumuladas. Sem a eliminação das toxinas, o tecido torna-se cada vez mais fibroso e rígido e acaba “puxando” a pele para baixo, resultando nas irregularidades típicas da celulite.

Somando-se a tudo isso, ainda temos que levar em conta alguns detalhes do estilo de vida – má alimentação, sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo podem levar ao aparecimento da celulite.

Em graus avançados, a celulite causa incômodo e dor e pode prejudicar a qualidade de vida de muitas mulheres, além de contribuir com uma baixa auto-estima. Uma alimentação saudável pode contribuir de maneira impressionante para a melhora e regressão destes casos, especialmente se for aliado a atividade física. A prática de procedimentos estéticos como a drenagem linfática manual e a utilização de cosméticos específicos para celulite contribuem muito para a sua melhora.

Para mulheres interessadas em melhorar a uniformidade da sua pele, uma dieta desintoxicante pode ser utilizada em um primeiro momento com a intenção de melhorar a microcirculação sanguínea e estimular a eliminação das toxinas acumuladas abaixo da pele. Para que os resultados sejam permanentes, é necessário que os hábitos alimentares mantenham-se saudáveis, evitando o consumo de alimentos gordurosos ou calorias em excesso, que vão contribuir para um  maior acúmulo de gordura abaixo da pele e piorar o quadro de celulite.

Abaixo, seguem algumas dicas que devem ser incorporadas na rotina alimentar de pessoas interessadas na melhora do quadro de celulite do organismo:

  1. BEBA MUITA ÁGUA – o líquido auxilia no bom funcionamento dos rins e do sistema linfático do organismo, contribuindo para a eliminação das toxinas e líquidos acumulados
  2. INCLUA FIBRAS NA SUA DIETA – as frutas, as verduras e os farelos são ricos em fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor, mais uma vez na tentativa da eliminação das toxinas do organismo
  3. EVITE O SÓDIO – a população brasileira em geral consome uma dose exagerada deste mineral, muito acima do recomendado pela OMS. O sódio contribui para a retenção hídrica dificultando a circulação entre as células
  4. INCLUA SALMÃO E LINHAÇA NA SUA DIETA – celulites em graus avançados podem levar a liberação de marcadores inflamatórios na circulação. O salmão e a linhaça são ricos em ω-3, um potente antiinflamatório que ameniza os danos causados pela celulite
  5. EXCLUA REFRIGERANTES DO SEU CARDÁPIO – os refrigerantes (inclusive os zero ou light) contém altas concentrações de ácido carbônico, uma substância que altera o pH sanguíneo e contribui para que os vasos fiquem rígidos, dificultando ainda mais a circulação
Alguns outros alimentos contém ingredientes específicos que podem auxiliar na melhora do aspecto da pele, como a castanha do Pará, o pão integral, chás como o de maracujá e camomila, iogurtes e soja.

A luta pela eliminação da celulite é encarada como uma verdadeira guerra para a maioria das mulheres. E realmente é muito difícil. Levando em consideração que uma das causas é a genética (e normalmente não temos muitas armas para combate-la!!!) e que o meio em que vivemos atualmente apela para o consumo de alimentos ricos em gorduras, sódio e poucas fibras, o aparecimento da celulite é praticamente inevitável.

Percebemos hoje que adolescentes muito novas já apresentam celulite na sua composição corporal. Isso é reflexo de uma mudança gradual dos hábitos alimentares que vem contribuindo cada vez mais para uma vida menos saudável. Se uma adolescente de 12 anos já apresenta celulite grau I hoje em dia, com certeza daqui há 10 anos esta celulite já evoluiu para um grau IV, levando a liberação dos mediadores inflamatórios e comprometendo a sua saúde. A celulite é apenas um problema estético, mas ela pode sinalizar que algo não vai bem com o estilo de vida desta pessoa, especialmente com a sua dieta.

A saúde vem de dentro para fora, uma alimentação saudável e balanceada traz todos os nutrientes necessários para o funcionamento correto do organismo, e isso se reflete em um corpo bonito e uma pele uniforme, sem celulites! 

CURIOSIDADE: A CLASSIFICAÇÃO DA CELULITE

GRAU I - no primeiro grau, as alterações da pele passam quase despercebidas, são visíveis apenas em contração máxima. Neste caso, as células apenas iniciam um processo mais intenso de armazenamento de gordura, mas o quadro é facilmente reversível com a adoção de certos cuidados.

GRAU II - no grau II as ondulações começam a ficar mais visíveis na apalpação e acentuam-se na contração. Aqui há acúmulo de gordura e presença de edema (acúmulo de líquidos) na região acometida, deixando a pele com aparência mais fofa.

GRAU III – nesta fase, os nódulos já aparecem e a pele passa a ter o famoso aspecto de “casca de laranja”. O mais importante é que a partir daqui a microcirculação já fica afetada levando a um comprometimento circulatório, o que caracteriza uma patologia. Por isso, além de um problema estético, a celulite pode ser encarada como um problema de saúde e merece tratamento especial.

GRAU IV - é caracterizado por dor a apalpação e nódulos muito perceptíveis com importante comprometimento da circulação, podendo inclusive ter a presença de microvarizes.