quinta-feira, 26 de abril de 2012

A DIETA MUDA O EFEITO DE INFORMAÇÃO GENÉTICA


A novidade já é fato no mundo dos esportes. A prática de atividade física constante pode alterar a resposta genética do organismo e diminuir a chance do desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, diabetes e diminuir a incidência de infarto do miocárdio.

Agora cientistas canadenses comprovam que o consumo regular de frutas e vegetais afeta um dos cromossomos ligados a disfunções do coração. Normalmente, quando se fala de herança genética, a tendência é encará-la como um fator imutável, algo que não conseguimos alterar nem mediante o maior esforço.

O alvo do estudo foi o cromossomo 9, em especifico, uma região chamada 9p21 responsável por aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.  Foram avaliados cerca de 27 mil indivíduos de diferentes etnias divididos em dois grupos. O comportamento do 9p21 foi avaliado nos dois grupos, sendo que aquele que consumiu maior quantidade de frutas e vegetais teve o seu comportamento alterado amenizando a predisposição a sofrer um infarto.

Mais uma vez conseguimos perceber como uma alimentação variada e balanceada pode trazer benefícios para a saúde.

Quantas porções de frutas você consome diariamente?

E de vegetais? Como está a distribuição das cores no seu prato?

Você realmente lança mão de todas as texturas presentes na natureza? Altera o consumo entre crus e cozidos?

Se você respondeu negativamente a todas estas perguntas não se assuste. A maioria das pessoas não chegam as porções recomendadas e também não variam o seu cardápio. Mas aqui vale a reflexão. Melhorar a qualidade da sua alimentação é algo sério, importante, e que trará benefícios a longo prazo.

Quando falamos de alimentação e da ingestão de alimentos que trarão benefícios, não podemos pensar a curto prazo. A frequência é a chave do benefício. Por exemplo, estudos comprovam que as mulheres japonesas sofrem menos com a chegada da menopausa do que as mulheres ocidentais. Isto porque elas tem como hábito o consumo de soja desde a infância. Temos a impressão de que consumindo altas quantidades de soja em um mês ou dois podemos comparar os nossos benefícios com os das mulheres japonesas e isto não é verdade. Nunca á tarde para iniciar hábitos alimentares saudáveis.

Procure ajuda e mude a sua rotina alimentar! Melhore a qualidade da sua alimentação e tenha uma vida mais saudável!