domingo, 25 de março de 2012

Hábitos Alimentares

Alimentação Saudável é uma questão de hábito. Depois que nos acostumamos a fazer algo que torna nossa saúde melhor e aumenta a nossa qualidade de vida, dificilmente deixamos este costume para trás, e isso vira hábito. Um exemplo de hábito saúdável é carregar uma garrafinha de água aonde você estiver. Sua hidratação está garantida e a desintoxicação do seu organismo também.

O perfil alimentar no brasileiro, nos mostra muitos hábitos errados. Ou seja, costumes que não contribuem para a nossa saúde. No Brasil, o consumo de açúcar é três vezes maior que o recomendado - 16% das calorias diárias. O correto seria não ultrapassar 10%. Outros dados importantes:

- 56% dos brasileiros ainda consomem leite integral, que é uma fonte de gordura
- 34% consomem carne com excesso de gordura
- apenas 18% consomem cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia
- a ingestão média de sódio é de 4,5 gr diárias, mais do que o dobro do recomendado que é 2 gr

Como resultado, a OMS - Organização Mundial de Saúde -  prevê que em 2015 serão 700 milhões de obesos em todo o mundo, sendo que no nosso país quase metade da população está acima do peso e 15% dos adultos são obesos. Não só a obesidade, mas também o "simples" excesso de peso, traz junto consigo muitas co-morbidades como o diabetes, colesterol alto, pressão alta e maior riso de desenvolvimento de câncer e outras doenças crônicas. Estudos recentes mostram relação da obesidade até com problemas respiratórios.

Para que esta epidemia não chegue até você, é importante olhar para a sua alimentação e formar hábitos alimentares que estejam de acordo com os guias alimentares - modelos de pirâmides (nas suas mais diferentes versões) ou de pratos, que contemplam as principais refeições. Dar preferência a alimentos in natura nos lanches, como frutas, por exemplo,  ao invés de biscoitos e outros alimentos industrializados contribuiria para o acréscimo do consumo deste grupo alimentar na sua alimentação diária.

Existem no Brasil, alimentos que cumprem critérios estabelecidos pela Fundação Internacional Choices para doses certas de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio. Estes alimentos estão sinalizados com o selo Minha Escolha no rótulo e devem ser preferidos no momento da compra.

Procure orientação e alinhe sua rotina com hábitos alimentares saudáveis. O futuro das estatísticas agradece!!!


segunda-feira, 12 de março de 2012

O QUE É METABOLISMO????

Metabolismo significa literalmente mudança. Ele corresponde a todas as transformações químicas e energéticas que ocorrem em seu corpo, inclusive as que transformam o alimento em energia.

Basicamente, todos os elementos necessários para o metabolismo são provenientes do alimento, que é digerido e absorvido em um processo complexo que gera energia e a armazena em pequenas parcelas utilizáveis - as ligações químicas. Quando estas ligações químicas são rompidas, a energia é liberada.

Durante a digestão, os diferentes componentes do alimento são degradados em pequenas unidades - proteínas viram aminoácidos, carboidratos viram glicose e assim por diante. Alguns se recombinam para produzir componentes novos e complexos que são necessários ao funcionamento do organismo. Em geral, 40% da energia dos alimentos é armazenada como energia química e utilizada como combustível para o exercício e o metabolismo e 60% é transformada em calor.

A velocidade do metabolismo de uma pessoa é regulada pelo sistema nervoso e por hormônios.Pessoas com interesse em perder peso, devem se concentrar em tornar o seu metabolismo mais rápido. Alguns fatores envolvidos na velocidade do metabolismo são:

SEXO: homens normalmente apresentam metabolismo mais rápido do que as mulheres devido a presença da musculatura desenvolvida

TAMANHO: pessoas mais latas tem velocidades metabólicas superiores às das baixas

DIETA: o jejum e as dietas muito rígidas para a perda de peso desaceleram a velocidade metabólica, pois o organismo entende esta fase como uma ameaça, um período de restrição, o que faz com que ele entre em alerta vermelho.

EXERCÍCIO: a atividade física eleva a velocidade metabólica durante oa sua execução e mantendo-a assim durante um bom tempo depois

EMOÇÃO: pessoas estressadas e ansiosas tem altas velocidades metabólicas devido ao efeito de reforço de um hormônio chamado adrenalina.

IDADE: a velocidade metabólica é máxima aos 27 anos de idade. Posteriormente, cai a cada ano. Entre os 27 e 47 anos de idade, a taxa metabólica pode cair em até 12%.

SAÚDE: alguns medicamentos podem diminuir o metabolismo - betabloqueadores utilizados no tratamento de pressão arterial, angina, ansiedade e enxaqueca são um exemplo

HORA DO DIA: é mais alta pela manhã e mais lenta a noite. As calorias ingeridas a noite tem maior probabilidade de serem convertidas em gordura.

RADICAIS LIVRES
Os temidos radicais livres são fragmentos moleculares altamente reativos criados como subprodutos do nosso metabolismo. Os radicais livres estão envolvidos em vários processos degenerativos do organismo. desde o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer até o envelhecimento precoce.

Os principais protetores do organismo contra os radicais livres são os antioxidantes consumidos na dieta, como por exemplo as vitaminas C e E, o betacaroteno e o selênio. Eles atuam neutralizando a carga elétrica dos radicais livres antes que eles causem muitos danos.


Mais uma vez percebemos a importância de uma alimentação saudável e orientada para a perda de peso e aumento da qualidade de vida. O nosso organismo é uma máquina muito complexa e devemos dar o combustível certo para que ele trabalhe de maneira perfeita, nos mínimos detalhes. Busque orientação e sinta os efeitos de uma alimentação saudável na sua vida!!!