sábado, 24 de abril de 2010

REFRIGERANTES DIET

É muito comum verificarmos a ingestão de refrigerantes diet por pessoas que estão interessadas em perder peso. Normalmente, o raciocínio utilizado é que o ganho viria uma vez que a bebida não apresenta calorias. Realmente, se formos comparar um refrigerante diet (light, zero...) com sua versão original que apresenta cerca de 134 calorias por 100 ml a opção por esta versão é muito vantajosa.

Um estudo publicado no ano de 2008, analisou o hábito de 16 mil pessoas de meia-idade por mais de nove anos com o objetivo de investigar a relação da dieta destas pessoas com a ocorrência da síndrome metabólica. A síndrome metabólica é uma síndrome que agrega doenças crônicas como a resistência a insulina, altas taxas de LDL sanguíneo, pressão arterial elevada e aumento da gordura abdominal.

De acordo com o resultado da pesquisa, os voluntários que bebiam uma lata de refrigerante diet por dia apresentaram um risco 34% maior de desenvolver a síndrome metabólica. Em comparação, os voluntários que apresentavam o costume de ingerir frituras com frequência, apresentaram 25%....

A alta porcentagem de risco de desenvolvimento da síndrome metabólica nos indivíduos que costumam ingerir refrigerantes diet pode ser explicada, de acordo com o estudo, por dois componentes:

1. o adoçante artificial - o organismo tem um sistema de percepção dos alimentos, que, de acordo com as suas características, consegue predizer a quantidade de calorias que será ingerida. O sabor adocicado do adoçante acaba mascarando para o organismo que se está ingerindo glicose, mas na verdade não está. Como o adoçante não fornece as calorias que a glicose forneceria, o organismo vai buscá-las. A necessidade do organismo de buscar calorias, normalmente força a opção por alimentos calóricos. Tudo isto explica que o adoçante dispara vontade de comer, ou seja, fome.  Assim sendo, contraditoriamente, a utilização de adoçantes faz com que se coma mais.

2. o gás carbônico - o consumo contínuo de qualquer bebida com gás pode aumentar a área do estômago em até 50%. A expansão do estômago provoca diminuição da saciedade, ou seja, é preciso comer mais para que este órgão envie ao cérebro a mensagem de satisfação.

De acordo com estes dados, mais uma vez  podemos perceber que, a escolha dos alimentos vai muito além das calorias. O organismo responde como um todo e devemos saber como será a reação do corpo frente as nossas escolhas, especialmente quando se busca perda de peso ou vida saudável.

Lembre-se que a perda de peso não vem sem dedicação, esforço e disciplina. A não presença de calorias não quer dizer que a solução dos problemas para quem quer perder peso está nos refrigerantes diet.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

RAÇÃO HUMANA

A nova dieta da moda é a "dieta da ração humana". Será que ela funciona?

A ração humana é uma mistura de alimentos funcionais, ou seja, aqueles que além de nutrir desempenham um papel de proteção contra doenças. Cada cereal contido na receita apresenta uma função diferente que misturados poderiam contribuir com a perda de peso.

É importante lembrar que sempre que você diminuir o consumo calórico, vai emagrecer. Não importa de qual grupo alimentar venham as calorias cortadas - carboidratos, proteínas ou lipídios - sempre um consumo menor que o gasto calórico vai resultar em perda de peso.

A ciência da Nutrição avança a cada dia para provar que para manter um peso saudável, é necessário força de vontade e dedicação, não existem milagres.....

Duas palavras básicas para quem deseja perder peso seriam equilíbrio e moderação. Não é recomendado, por exemplo, que se consuma uma alta dose de carboidratos no fim de semana e durante a semana se faça restrição deste nutriente. Em termos de emagrecimento, é mais vantajoso distribuir o carboidrato em pequenas porções diariamente desde que combinando-o corretamente com proteínas e gorduras. Por outro lado, se existe um consumo abusivo de carboidrato ele é estocado como gordura (e normalmente é acumulado na região abdominal).

Em períodos de restrição - leia-se: dieta de emagrecimento - o cérebro, coração e pulmões precisam de energia para continuar funcionando. Se esta energia não vem dos alimentos, o organismo mobiliza proteínas musculares para obte-la o que faz com que os músculos fiquem fracos e o organismo tenha o seu funcionamento prejudicado.

Voltando a ração humana, dependendo de como for administrada, a mistura pode até mesmo engordar uma vez que os alimentos que a compõem são calóricos. Partindo do princípio que um indivíduo saudável consome porções de todos os grupos alimentares, teoricamente não precisaria de nenhuma suplementação. Além disso, pacientes cardíacos ou diabéticos devem tomar cuidado, pois a mistura contém alguns ingredientes estimulantes e outros contendo carboidratos (como o açúcar mascavo). Mais uma vez vale a orientação de que consumir qualquer alimento ou suplementação sem orientaçaõ de um profissional pode ser perigoso.

Em um programa assistido de perda de peso, uma mistura de ingredientes semelhante a ração humana pode ser muito válida, desde que  adaptada as necessidades do indivíduo e incorporada a sua rotina. Nem sempre todos precisam de todos os ingredientes contidos na ração humana. Essas necessidades devem ser avaliadas e respeitadas na elaboração de um plano alimentar equilibrado e saudável.

Lembre-se de cuidar da sua saúde analisando com cautela as informações que chegam até você. Especialmente quando se tratar de alguma descoberta milagrosa para a perda de peso....a recompensa não vem sem o esforço!!!


A importância do consumo de frutas e verduras

O consumo de frutas e hortaliças deve ser hábito de quem procura seguir um cardápio equilibrado e saudável. Estes dois grupos alimentares são ricos em vitaminas e sais minerais que contribuem para o funcionamento perfeito do organismo. As vitaminas podem ser antioxidantes que atuam prevenindo o envelhecimento precoce ou até mesmo o desenvolvimento de tumores. Já os sais minerais podem atuar como co-fatores de enzimas e melhorar nossa função digestiva, por exemplo.

Embora seja um grande produtor mundial de frutas e hortaliças, com grande abundância de variedades nas diferentes regiões do país, o brasileiro ainda é um péssimo consumidor destes alimentos, priorizando outros de inferior valor nutricional, tais como biscoitos, salgadinhos e refrigerantes. O consumo destes alimentos, por sua vez, tem o efeito inverso das frutas e hortaliças. O resultado disto, pode ser visto pelo aumento da obesidade e doenças crônicas na população atual.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário mínimo para um adulto deve ser de cinco porções, ou 400 gramas de frutas e legumes. No Brasil, a ingestão não chega a um terço destes valores. Segundo a mais recente Pesquisa de Orçamentos Familiares, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), frutas, verduras e legumes correspondem a apenas 2,3% das calorias totais ingeridas pela população.

Preste atenção na quantidade de porções que você consome e faça um teste. O consumo recomendado de frutas é de 3 a 5 porções, ou seja, 1 maçã, 1 banana  e 1 fatia de mamão por dia, pelo menos. Quantas porções de fruta você está ingerindo?

Com relação aos vegetais, normalmente a tendência é que o consumo seja ainda menor. O ideal é que se consuma entre 4 e 5 porções por dia. Cerca de 15 folhas de alface correspondem a 1 porção. Quando falamos em cenoura ralada, 1 colher de servir (colher de arroz) corresponde a uma porção.

Lembre-se que quanto mais colorido for o seu prato, mai variado será o seu consumo de vitaminas e sais minerais, o que irá contribuir muito com o equielíbrio do seu organismo. Além disso, estes dois grupos alimentares são muito ricos em fibras, contribuindo para aumentar a sensação de saciedade e ainda prevenir doenças crônicas como o câncer.

Invsita no consumo destes alimentos! Você só tem a ganhar!