segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ser Nutricionista é....

HOJE É DIA DO NUTRICIONISTA!!!!
O que podemos fazer para colaborar com a sua saúde?
Hoje em dia, todos temos vidas agitadas e nos falta tempo para preparar as refeições. As mães estão trabalhando e por isso, ficam sem tempo de preparar refeições frescas para os filhos. As refeições são feitas em restuarantes e muitas vezes as crianças passam o dia todo na escola.
O estilo de vida dos dias de hoje contibui de forma negativa para a formação de bons hábitos alimentares. A necessidade de tempo faz com que as pessoas se alimentem de maneira cada vez mais rápida, não raro apelando para os restaurantes fast-food ou mesmo pulando refeições.
Aí o nutricionista pode ajudar. O nosso papel é orientar as melhores escolhas dentro da rotina das pessoas, seja em casa, no trabalho, nos restaurantes fast food, fins de semana, viagens....
A dieta de hoje em dia tem muita variedade de alimentos ricos em gordura e sódio e pobres em fibras, vitaminas e sais minerais. O que acontece neste caso? As pessoas acabam consumindo muitas calorias e poucos nutrientes. O acúmulo de gordura e a falta de nutrientes faz com que se desenvolvam algumas carências nutricionais, como deficiências de vitaminas, por exemplo. O excesso de peso não é sinônimo de boa nutrição.
O que está errado na alimentação diária? O nutricionista aconselha a inclusão de alimentos importantes que não fazem parte da sua dieta diária, mantém os alimentos saudáveis já incorporados na sua rotina e exclui aqueles que não trarão benefícios. Em resumo, faz a organização da sua alimentação diária, com um detalhe muito importante: adaptando a dieta a sua rotina, respeitando os seus horários, preferências e aversões alimentares.
A quantidade imensa de informações na mídia sobre nutrição, acaba confundindo um pouco as pessoas do que faz bem e do que faz mal para a saúde. Aqui, novamente o nutricionista pode ajudar. Mais uma vez orientando o que é verdadeiro e o que é falso nesse universo da comunicação e incluindo o que é realmente necessário ao seu estilo de vida.
Estamos passando por um momento de transição nutricional. Os hábitos da vida moderna e o estilo de vida atual contribuem para a diminuição de doenças infecciosas, mas por outro lado,  aumentam o número de doenças crônicas não transmissíveis caracterizadas pelo diabetes, obesidade, câncer. Todas estas doenças estão fortemente relacionadas com a dieta, ressaltando mais uma vez a importância de um nutricionista na organização da alimentação.

Por isso, sempre busque informações de fontes seguras e analise tudo que chega até você com muito critério. As vezes pessoas mal intencionadas ou mesmo desprovidas da informação técnica necessária acabam passando para frente informações que não são verdadeiras e podem até mesmo fazer mal a sua saúde.

Por que eu não emagreço?

Começo a escrever aqui com uma pergunta:

Quem nunca exagerou um pouco, acabou ganhando 1 ou 2 kg, e apenas "se cuidando" ou "fechando a boca" conseguiu se livrar do peso ganho?

Essa situação é muito comum, em especial entre as mulheres. Aposto que muitas pessoas se identificaram com a pergunta, e também percebem que depois de utilizar esta técnica repetidas vezes, ela passa a não funcionar mais.

A explicação para isso nos remete aos homens das cavernas. Naquele tempo, o alimento era escasso e as pessoas só tinham acesso a ele quando se caçava um animal. Então, a carne deste animal morto era consumida e a energia proveniente dela era estocada como energia no organismo daqueles homens. Esta energia deveria ser suficiente para o período de privação que se seguiria até a próxima caçada. E assim nasceu a nossa programação genética. Toda vez que nos alimentamos, o organismo estoca energia para aguentarmos o período de privação.

A diferença é que naquele tempo, os homens não sabiam quando iriam se alimentar novamente e hoje em dia temos uma disponibilidade absurda de alimentos, nos supermercados, farmácias, postos de gasolina... Não importa o lugar onde você esteja, sempre terá um alimento disponível. Ou seja, o período de privação não existe mais e a reserva de energia não seria mais útil nos dias de hoje, mas infelizmente já estamos programados para isso.

A relação entre o não emagrecimento e a programação genética é que qualquer período de restrição alimentar que se faça, o organismo irá entender como um período de privação e em vez de emagrecer, acontecerá o contrário, ele irá armazenar a energia ganha na forma de gordura e assim engordar.

Em um primeiro momento, a diminuição da quantidade de calorias consumidas tem um resultado postivo, pois se você come menos do que gasta, acaba emagrecendo. O seu corpo se acostuma com o novo peso e as novas taxas de metabolismo basal. Esta taxa é a quantidade de calorias que o seu organismo precisa para desempenhar tarefas básicas, como a da respiração, os batimentos cardíacos, o raciocínio, etc. A sua taxa de metabolismo basal diminui proporcionalmente a sua restrição calórica e, em uma restrição muito severa, uma extravagância gastronômica como uma ida a churrascaria ou uma festa infantil vira motivo de engorda. É o organismo entendendo que está se alimentando em um período de privação e, com isso, estocando. Fazendo um comparativo com um organismo que não está acostumado a "se cuidar", esta extravagância seria normalmente metabolizada e, só viraria estoque caso o episódio de superalimentação acontecesse inúmeras vezes.
Outra observação importante é que calorias devem conter nutrientes. Comparando uma banana e um brigadeiro, veremos que o conteúdo calórico deles é muito próximo, mas a fruta é muito mais nutritiva. As vitaminas e sais minerais contidos na banana irão contribuir para a o funcionamento correto do organismo e a gordura e o açúcar contido no brigadeiro só irão contribuir para o acúmulo das temidas reservas.
Alguns estudos mostram que pessoas que se preocupam apenas na restrição calórica, acabam preferindo a alimentos gordurosos. Se este é o seu caso, as luzes vermelhas se acendem mais uma vez. O consumo excessivo de gorduras e uma dieta desbalanceada, desregula alguns hormônios responsáveis pela saciedade. Com estes hormônios desregulados, o apetite pode tornar-se incontrolável daqui alguns anos e, com mais apetite come-se mais, e em consequência disto, vem o ganho de peso.
Emagrecer não é apenas "fechar a boca". Cuidado com as dietas da moda, em especial aquelas que restingem um grupo inteiro de nutrientes, como a dieta da proteína ou do carboidrato. Não existe milagre em um processo de emagrecimento. Nenhum alimento contém uma fórmula mágica para perda de peso. Uma restrição calórica, vinda de qualquer um dos grupos de nutrientes terá como resultado o emagrecimento, mas quando se trata de emagrecimento saudável, a melhor escolha é a reeducação alimentar.

Nutrição Estética

Existe uma frase muito antiga que diz: " Você é o que você come". Esta frase é muito correta no sentido de que os alimentos e a dieta diária, não servem apenas para perder peso. Se você mantém um peso saudável, pode lançar mão de alguns nutrientes específicos que vão contribuir com a melhora da sua qualidade de vida e também do seu cabelo, pele, unhas......
Você já ouviu falar na Síndrome da Desarmonia Corporal? Este distúrbio estético é caracterizado pela presença de celulite, flacidez da pele e muscular, gordura localizada (especialmente em abdomem) e a presença ou não de estrias. Um plano alimentar bem elaborado e acompanhado de perto por um profissional auxilia na resolução destes problemas. Algumas vezes, suplementos alimentares são muito úteis neste tipo de tratamento, eles servem com um "truque". Por exemplo, a ingestão de carboidratos simples estimula a liberação de insulina (hormônio que manda o açúcar para dentro das células). A liberação constante de insulina está relacionada com a gordura abdominal abiaxo do umbigo, aquela 'barriguinha" que incomoda tantas pessoas. Alguns suplmentos alimentares, aliados a uma dieta saudável, podem modular a liberação de insulina e por isso, contribuem para diminuição do acúmulo de gordura nesta região.
A pele agradece uma alimentação saudável, pois fica mais hidratada, elástica e consequentemente, com uma aprência mais jovem. O envelhecimento é visto por alguns autores como uma doença crônica que precisa de tratamento diário, e podemos retarda- lo lançando mão de alguns alimentos irão contribuir para a saúde da pele. O silício, por exemplo, é um micronutriente que atua na pele diminuindo o seu desgaste e assim ajuda a retardar o envelhecimento.
Um bronzeado duradouro e bonito também tem forte relação com a alimentação, já que a melanina - pigmento que dá coloração a pele - é uma substância sintetizada por substratos fornecidos pela alimentação. Quem nunca ouviu dizer que comer cenoura deixa o bronzeado mais bonito?
Até mesmo a saúde das unhas e do cabelo está relacionada com a dieta diária. Vitaminas e sais minerais são responsáveis por inúmeras reações metabólicas no nosso organismo e também por compor unhas e cabelo. Se o consumo destes nutrientes não é adequado, o organismo, por uma questão de sobrevivência, acaba retirando-os destas estruturas para conseguir desempenhar sua função metabólica com eficiência. O resultado disso são unhas que descamam e quebram com facilidade e queda de cabelo.
Muitas vezes, a correria do dia-a-dia, as pressões e o estresse exigem demais do nosso corpo e os micronutrientes são desviados para atender essa demanda. Mais uma vez, quem fica prejudicada é a pele, o cabelo, a unha e a saúde em geral. Períodos de grande agitação devem ser tratados de maneira especial para que a saúde não saia perdendo. Nesses períodos é comum sentir menos disposição, mais fome, dormir mal e apresentar outros sintomas que avisam que o organismo não está bem. Preste atenção aos sinais enviados pelo seu corpo. Uma alimentação correta pode melhorar muito a sua disposição.
Esses são apenas alguns exemplos de como a alimentação e os nutrientes podem influenciar de maneira positiva na sua qualidade de vida. Invista em uma alimentação saudável para viver melhor e mais bonita, sempre!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Diet e Light

Você sabe qual é a diferença entre produtos light e diet? Será que a sua utilização em dietas de emagrecimento vale a pena?
Quase todos os rótulos de produtos vendidos estampam "50% menos...." ou "rico em..." e essas informações muitas vezes acabam confundindo os consumidores interessados em comprar produtos saudáveis.
Os produtos diet tem uma formulação especial para pessoas com distúrbios metabólicos , como diabetes. Isso não quer dizer que são menos calóricos. O alimento diet, por lei, deve ter total ausência de um dos componentes da fórmula. Normalmente retira-se o açúcar, mas este ingrediente é sustituído por outro.
Os alimentos light devem conter 25% menos de algum componente, podendo ser a gordura, açúcar ou sódio, por exemplo.
É importante, no entanto, ficar atento aos ingredientes dos produtos, pois eles possuem alguma função como definir a consistência, cor, etc. Para que o light continue semelhante ao produto original geralmente outros ingredientes saõ incorporados. Por exemplo, o requeijão light tem menos calorias porque a quantidade de gordura é reduzida. Entretanto, para manter a consistência é adicionado sal e sendo assim, o produto não é indicado para hipertensos. Um bolo diet não terá açúcar e poderá ser consumido por diabéticos, mas pode ter um valor calórico igual ou até mesmo maior que a versão "normal" . O açúcar  é substutuído por um adoçante artificial e pode acontecer a adição de um componente calórico como a gordura, por exemplo.
Por isso, nem sempre um alimento diet ou light pode ser consumido de forma indiscriminada para pessoas que estão interessadas em perder peso. Verifique as informações do rótulo, pois em alguns casos o custo benefício de produtos diet ou light não é tão alto assim....